Os povos e a diversidade caminham de mãos dadas desde o início da formação do Estado de Pernambuco. Heterogeneidade é a palavra que descreve o povo pernambucano. Na sua formação, o Estado teve um elevado número de imigrantes. São portugueses, italianos, espanhóis, árabes, judeus, japoneses, alemães, holandeses e ingleses. Além das fortes influências africana e, claro, indígenas.


população de Pernambuco é composta por 8.796.448 habitantes, conforme dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse contingente populacional, o segundo maior da Região Nordeste e o sétimo maior do país, corresponde a cerca de 4,6% da população atual do Brasil.

O estado é populoso, visto que sua densidade demográfica (população relativa) é de aproximadamente 90 habitantes por quilômetro quadrado. No entanto, a população está distribuída de forma desigual, havendo uma grande concentração de pessoas nos centros urbanos próximos ao litoral, enquanto o sertão pernambucano é pouco povoado.

Assim como nos outros estados brasileiros, a maioria da população de Pernambuco reside em áreas urbanas (80%). Recife, capital pernambucana, é a cidade mais populosa, com 1.537.704 habitantes. Existem outros 184 municípios, sendo que os mais populosos são: Jaboatão dos Guararapes (644.620), Olinda (377.779), Caruaru (314.912), Paulista (300.466) e Petrolina (293.962).

Pernambuco é um estado de grande pluralidade cultural, com destaque para o maracatu, uma mistura de música e teatro. Esse estilo musical ficou conhecido nacionalmente com o movimento manguebeat, liderado por Chico Science e Nação Zumbi, Mundo Livre S/A, entre outros. Outros grandes destaques da cultura pernambucana são o frevo, as festas juninas e a Literatura de Cordel.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Pernambuco é o quinto pior do país. Entre os problemas socioeconômicos estão: 17,6% dos habitantes são analfabetos; os serviços de saneamento ambiental atendem menos de 45% das residências; e o estado possui o maior índice de homicídios dolosos (com intenção de matar) do Brasil: 48,5 por 100 mil habitantes.

A taxa de mortalidade infantil está em constante declínio – caiu de 77,6 para 35,7 óbitos a cada mil nascidos vivos, durante o período de 1990 a 2010 –, no entanto, continua sendo uma das maiores do país.

0 comentários:

Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Cidades
Ondas
Clic e Acesse Seu Jornal Preferido










Água Preta


Abreu e Lima


Casinhas


Câmera Ao Vivo

Veja as principais cidades do Brasil transmitidas AO VIVO

Centenário de Luiz Gonzaga

Acesse o Melhor Conteúdo da Vida desse Pernambucano Arretado!!
Tecnologia do Blogger.
    Portal Leão no Norte
    Pernambuco, “Onde o mar arrebenta”, onde a brisa alenta, onde a chuva é amena, onde o tempo acena, onde pássaros têm liberdade, onde felizes cruzam as cidades, onde lindas flores se abrem, onde raios solares os campos invadem, onde estradas sinuosas se evadem, onde se formam campeões, onde os atletas nos trazem emoções, onde se seguem as tradições, onde as festividades do ano são definidas, onde há festivais de quadrilhas, onde a culinária é bastante rica, onde se comem munguzá,pamonha e canjica, onde nasceram o frevo e o maracatu, onde se dança de Recife a Caruaru